sábado, 24 de maio de 2008

CUSTO MENOR MOTIVA INVESTIMENTOS DE EMPRESAS EM EAD


Os investimentos em educação a distância dentro das empresas mostram-se em franca ascensão, segundo dados do AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância), obtidos com exclusividade pela Folha.
Um sinal disso é que, em 2006, o levantamento constatou que os dispêndios em "e-learning" dentro das empresas não chegavam a 5%. Já no ano passado, saltaram para 26%. "É mais barato investir na educação a distância do que na presencial", justifica Fábio Sanchez, coordenador do anuário.
O número de empresas pesquisadas, no entanto, variou nas duas pesquisas-de 21 para 27. "No último estudo, a amostra foi mais representativa, uma vez que foram ouvidas mais companhias", ressalta Sanchez.
O anuário mostra ainda que a intenção das empresas para 2008 é aumentar em 56% o investimento em treinamento a distância em relação ao ano passado. O ensino presencial, que leva a maior fatia dos gastos organizacionais, deve receber 20% a mais de recursos.

Carga horária de EAD supera a presencial

O número de horas de treinamento a distância de funcionários no Itaú, entre janeiro e abril deste ano, foi 17% maior do que o de treinamento presencial.
"Há o interesse de ampliar esse percentual em relação ao treinamento presencial", diz Claudiney Tieppo, responsável pela educação a distância do banco.
Maria Carolina Gomes, 32, gerente de clima organizacional da empresa, já fez diversos cursos --desde ética até sustentabilidade - pela plataforma on-line e destaca a flexibilidade do método.
"Quando é possível, estudo no horário de trabalho, mas dá para eu me dedicar em casa também", comenta ela.
No banco, alguns cursos são considerados obrigatórios para os colaboradores. O que define a necessidade dos estudos é a área de atuação.


DISPONÍVEL EM: FOLHAONLINE.COM.BR/ACESSO EM 24/05/08



COMENTÁRIO DO GRUPO


É interessante saber que as empresas estão investindo no treinamento de seus funcionários, pois além deles ficarem enriquecidos intelectualmente e seus conhecimentos sempre atuais, a comunicação entre funcionário e empresa se torna mais aberta fazendo com que a produtividade da empresa aumente. Em muitos casos os funcionários ao se desligarem dessas empresas estão capacitados para trabalharem em outras companias, às vezes exercendo cargos maiores dos que já ocupavam anteriormente.
Além de diminuir os gastos com deslocamento, outra vantagem do treinamento a distância para as empresas é ser uma forma de poder atingir um número maior de colaboradores e o melhor disso no conforto de casa apenas com o uso da internet e nas horas vagas.
As conclusões que se pode tirar diante de tudo isso é que as pessoas não precisam ficar apenas com a educação básica, é possível sim se aprimorar, manter-se sempre atualizado e aprender novas funções.



Um comentário:

Vania M. B. de Faria disse...

Vale ressaltar mais uma vez a redação, que ainda apresenta alguns problemas gramaticais, como ortografia e pontuação. É uma questão de pegar uma gramática e rever esses assuntos. Afinal, no TCC não podem ocorrer tais erros.
Vania