domingo, 2 de novembro de 2008
"Historicamente, os meios tradicionais como rádio, jornal, revistas e televisão acabam sendo privilegiados em tempos de retração ..."(Fabian Barros)
domingo, 26 de outubro de 2008
A MÍDIA SÓ PODE TER REFERENTES MAIS ELEVADOS NA MEDIDA, TANTO OS CONSUMIDORES QUANTO OS PRODUTORES, SE FOREM EDUCADOS"... (JOSÉ MARQUES DE MELLO)
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
" Tentamos conformar a vida do lar com a imagem das famílias felizes que a televisão nos apresenta, ora tais familias..." (Jean Boudrilard)
O exemplo mais claro que podemos expor é o famoso comercial de margarina, onde se tem uma mesa farta, crianças sorrindo e sendo afagadas pela mãe, e em destaque um pote do produto segurado pelo chefe da família, que exibe um sorriso de satisfação, e faz cara de que todos os seus problemas foram resolvidos.
Diante do exposto o que se pode entender é que a TV acaba com toda a distinção entre ficção e realidade, o espectador faz uma ligação muito forte em relação ao produto exibido, muitos acreditam que se consumirem o mesmo terão seus problemas resolvidos e ficarão com uma vida perfeita igual a do comercial.
Sem esquecer também do público infantil, quando assistem aos comerciais de brinquedos em especial aos de super-heróis que aparecem executando várias performances, gerando desta forma uma falsa ilusão da realidade.
A TV é uma máquina que apresenta o mundo onde tudo é permitido e possível, ela reproduz o real e a fantasia cabe a cada um conhece-la e conscientizar - se dos significados que veicula é a maneira mais segura de evitar os males que podem surgir de um uso inadequado. È a melhor atitude.
domingo, 12 de outubro de 2008
" COMO TODO MITO QUE SE RESPEITA TAMBÉM O MITO DO "CONSUMO" TEM O SEU DISCURSO E ANTIDISCURSO" (JEAN BROERDLAR)
domingo, 31 de agosto de 2008
É SABIDO QUE A PROPAGANDA FINANCIA PRATICAMENTE TODA MÍDIA DE MASSA. DE QUE FORMA A TV PÚBLICA PODERIA SOBREVIVER SEM A PROPAGANDA?
A televisão no Brasil encontra-se constantemente, no meio do jogo da publicidade, especialmente as “Privadas” que pouco se importam com a qualidade de seus produtos audiovisuais, e acabam se preocupando somente com qual marca colocar no ar, e se ela vai dar lucro na grade de programação.
Por outro lado os canais que são estatais estão desempenhando um grande papel na sociedade e que nenhuma rede de TV particular consegue fazer a publicidade educativa.
Para exemplificar com mais clareza podemos citar a TV Cultura que é mantida pela Fundação Padre Anchieta, desde sua primeira programação no ar, a Cultura sempre se preocupou com a informação e a cultura de seus espectadores, na maioria das vezes em sua grade de programação podemos ver programas e propagandas voltados para educação e que atingem a todos os níveis sociais e a todas as faixas etárias.
Desta forma pode-se concluir que a TV pública nunca irá deixar de existir ou perder seu prestígio, por que seu maior lucro até os dias atuais foi contribuir para a formação e a informação de forma clara e inteligente.
sábado, 23 de agosto de 2008
PUBLICIDADE CRIA COMPORTAMENTO OU ESTIMULA IMPULSOS?
sábado, 16 de agosto de 2008
A LEITURA RESISTIRÁ AO CHOQUE COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA QUE PARECEM DISTRUI-LAS? QUAIS AS VANTAGENS DA LEITURA SOBRE OS OUTROS MEIOS?
sábado, 9 de agosto de 2008
DEVE HAVER LIMITES PARA A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA?COMO CONCILIAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COM OS LIMITES DA VERDADE, DA ÉTICA?
domingo, 8 de junho de 2008
PAPA CULPA MÍDIA
O papa deu essas declarações durante um pronunciamento feito diante de bispos da Tailândia, que, nas palavras dele, estavam particularmente preocupados com o tráfico de mulheres e de crianças bem como com a prostituição.
"Sem dúvida, a pobreza é um fator subjacente a esses fenômenos", disse Bento 16, que nasceu na Alemanha.
"Mas há um outro aspecto que precisamos reconhecer. Estou me referindo à trivialização da sexualidade nos meios de comunicação e na indústria do entretenimento, o que alimenta o declínio dos valores morais."
Segundo o papa, a forma como os meios de comunicação apresentavam a sexualidade também alimentava a "degradação das mulheres, a fragilização da fidelidade no casamento e até mesmo o abuso sexual de crianças."
(Por Phil Stewart)
domingo, 1 de junho de 2008
A NOVELEIRA DO SÍLVIO
Com custo de 70.000 dólares por capítulo, Revelação é uma novela ambiciosa para os padrões do SBT. Para gravá-la, a emissora reformou a cidade cenográfica de sua sede, em São Paulo. As locações incluem também uma fazenda e uma segunda cidade cenográfica no interior paulista. Além disso, seqüências com o par romântico interpretado pelos atores Sérgio Abreu e Tainá Müller foram gravadas em Portugal e na Espanha. Silvio, no entanto, demorou a se convencer de que a empreitada vingaria. A princípio, Íris teve de se virar sem um centavo dele. Seu primeiro passo foi buscar dicas com Therezinha di Giácomo, consultora veterana de teledramaturgia do SBT. Em seguida, pediu ajuda a uma amiga, a proctologista Hellyangela Águida, que lidava com o grupo de teatro juvenil de uma instituição de ensino cristão da qual Iris também era voluntária, na organização de festas e bazares beneficentes (sua última ocupação antes de se tornar noveleira). A médica ajudou Íris a formar a equipe de sete colaboradores – composta, em sua maioria, de jovens egressos das montagens musicais da escola (onde também estudam os filhos de artistas do SBT como Gugu Liberato e Celso Portiolli).
Na semana passada, VEJA teve acesso a essa "oficina de roteiristas", na definição de Íris. Para facilitar seu trabalho, ela montou o QG em sua casa – mais precisamente, no quarto de Renata, de 23 anos, caçula das quatro filhas dela e de Silvio. "A Re ficou tiririca da vida quando a despejamos", diz. No começo, dava ajuda de custo do próprio bolso a esse pessoal – e, para gastar menos, os convidava para almoçar ali mesmo. Só em agosto passado, três meses depois de iniciada a aventura, é que todos – inclusive Íris – foram contratados pelo SBT. "Como eu nunca aparecia na emissora, me barraram na portaria ao chegar a uma reunião. Agora, é só mostrar o crachá", diz.
Íris recorreu a soluções caseiras para superar a falta de conhecimento em escrever novelas (e também em vê-las: em razão da "falta de tempo" e de suas viagens com Silvio, ela se confessa por fora das produções das concorrentes Globo e Record). As filhas Daniela e Rebeca (que estudaram comunicação e cinema, respectivamente) lhe emprestaram livros teóricos sobre roteiro. Íris buscou ainda uma fonte religiosa para aprender como se faz uma escaleta – jargão para uma espécie de organograma que resume a trama. É uma gravura que mostra a história da humanidade segundo a Bíblia, pendurada na parede de seu escritório. "É o escaletão das Escrituras", diz. Logo se estabeleceu uma divisão de trabalho. A redação das cenas de vilania fica a cargo do sobrinho Raphael Baumgardt ("ele adora tudo o que é do mal"). Já o romance central é com a amiga Rita Valente, professora de matemática que foi convocada para dar uma ajuda com os computadores e acabou virando redatora. "E olha que a Rita nem precisa trabalhar. Ela tem dinheiro, é casada com dono de cartório", observa Íris. A noveleira coordena a patota e faz as cenas cômicas. "Tudo o que eu tento escrever a sério sai engraçado", explica.
Silvio tomou precauções ao embarcar em Revelação. O projeto só entrou em produção depois que certo número de capítulos saiu do forno. E um profissional experiente, Yves Dumont, supervisiona os textos. Já foi até insinuado que seria ele, na verdade, o redator do folhetim. Dumont nega. "As pessoas ainda vão se surpreender com a Íris", diz. Dumont pediu que o número excessivo de personagens fosse reduzido, sugeriu a criação de outros e devolveu ao menos um capítulo a Íris por estar ruim demais.
A mulher de Silvio acredita que sua vocação para contadora de histórias compensa a inexperiência. "Meu pai era artista e eu fazia sucesso com as crianças quando era professora do primário", afirma. Há ainda a credencial conjugal: "Ter um professor de comunicação 24 horas por dia equivale a um doutorado". Íris também se apóia na religião. "Se não fosse pela fé, não teria levado esse desafio adiante", diz. A certa altura, ela se apanhou chorando sozinha. "Eu pensava: ‘Meu Deus, em que roubada me meti’. Mas depois vi que era importante dar a cara a bater", conta. Em tempo: a conversão de Íris a uma igreja evangélica, há dez anos, mudou sua vida – e a da família inteira. "Para o Silvio foi complicado, pois ele achava que estava perdendo o controle da mulher e das filhas. Mas depois viu o bem que a transformação fez para a gente", diz.
Na trama de Revelação cabem temas que vão da pregação contra as drogas à denúncia do autoritarismo (a história se passa numa fictícia "Tirania"). "A novela mostrará que o poder deixa as pessoas caricatas. Eu convivo com isso, né? Cansei de ver os políticos que vêm falar com o Silvio", afirma. Íris mergulhou de corpo e alma no processo criativo. Para conferir realismo a uma personagem mais atirada, por exemplo, fez aulas de ginástica sexual (essencialmente, uma fisioterapia para quem tem incontinência urinária, mas que também pode ajudar no desempenho amoroso, conforme explica Íris). Só não se pergunte à noveleira o que vem a ser a revelação do título. "Sabe que eu ainda não decidi?", informa. Quando o tema é o nome da novela, Íris só tem olhos para outra coisa: o "anel-revelação" que ganhou de Silvio há algumas semanas. O anel tem um brilhante aparente e uma safira oculta, que o dono pode exibir ou não. "Ele me deu por causa da novela. Não é um fofinho?", diz.
Disponível em: www.veja.com.br 01/06/08
Comentário do Grupo:
Nós não sabemos se ficamos tristes ou alegres com está notícia! Já era tempo de alguém dar sinal que está percebendo o "barquinho do SBT" afundar e colocar a "mão na massa" para tentar ajudar a emissora, essa emissora, que faz parte da história da televisão no nosso país e que inovou em muitos sentidos. Mas fica a pergunta: Essa novela feita por "marinheiros" de primeira viagem vai dar certo?. Quantos profissionais no mercado estão a espera de uma oportunidade e a Sra. Abravanel vai lá e pega seus amiguinhos para ajudar, quantos profissionais que tentaram criar e palpitar sobre o rumo do SBT e o Sr. Abravanel não ouviu? Quantos.....quantos........
Claro! Queremos que esse novo empreendimento dê certo pelo bem da emissora mas até mesmo na reportagem da veja lemos nas entrelinhas um deboche velado.
sábado, 24 de maio de 2008
CUSTO MENOR MOTIVA INVESTIMENTOS DE EMPRESAS EM EAD
Um sinal disso é que, em 2006, o levantamento constatou que os dispêndios em "e-learning" dentro das empresas não chegavam a 5%. Já no ano passado, saltaram para 26%. "É mais barato investir na educação a distância do que na presencial", justifica Fábio Sanchez, coordenador do anuário.
O número de empresas pesquisadas, no entanto, variou nas duas pesquisas-de 21 para 27. "No último estudo, a amostra foi mais representativa, uma vez que foram ouvidas mais companhias", ressalta Sanchez.
O anuário mostra ainda que a intenção das empresas para 2008 é aumentar em 56% o investimento em treinamento a distância em relação ao ano passado. O ensino presencial, que leva a maior fatia dos gastos organizacionais, deve receber 20% a mais de recursos.
"Há o interesse de ampliar esse percentual em relação ao treinamento presencial", diz Claudiney Tieppo, responsável pela educação a distância do banco.
Maria Carolina Gomes, 32, gerente de clima organizacional da empresa, já fez diversos cursos --desde ética até sustentabilidade - pela plataforma on-line e destaca a flexibilidade do método.
"Quando é possível, estudo no horário de trabalho, mas dá para eu me dedicar em casa também", comenta ela.
No banco, alguns cursos são considerados obrigatórios para os colaboradores. O que define a necessidade dos estudos é a área de atuação.
Além de diminuir os gastos com deslocamento, outra vantagem do treinamento a distância para as empresas é ser uma forma de poder atingir um número maior de colaboradores e o melhor disso no conforto de casa apenas com o uso da internet e nas horas vagas.
As conclusões que se pode tirar diante de tudo isso é que as pessoas não precisam ficar apenas com a educação básica, é possível sim se aprimorar, manter-se sempre atualizado e aprender novas funções.
domingo, 18 de maio de 2008
FAUSTÃO CHEGA A MIL PROGRAMAS
A chegada do Domingão à milésima edição é tema de uma reportagem de VEJA desta semana, que mostra como o apresentador vem conseguindo se manter no ar desde março de 1989. Naquela época, o Brasil amargava a hiperinflação e em breve teria suas primeiras eleições diretas para presidente depois do fim da ditadura militar. Nos anos seguintes, mudanças econômicas e sociais tiveram impacto sobre os hábitos dos espectadores.
Até então, os shopping centers não abriam aos domingos, o controle remoto ainda não era disseminado, não havia celular no Brasil nem internet ou TV por assinatura. Com essas novidades, a TV aberta passou a enfrentar concorrência em diversas frentes. As diferenças entre o público do Domingão de ontem e o de hoje explicitam isso. Há menos jovens vendo o programa, pois parte deles busca outras formas de lazer, como a internet. E a classe C já responde por 45% da audiência – reflexo de sua expansão.
Diante de todas essas mudanças, Faustão soube se adaptar como nenhum outro âncora-animador da televisão brasileira. Houve turbulências, como o período entre o fim dos anos 90 e o início da década atual – em que o Domingão esteve perto de ser nocauteado pelo concorrente Gugu Liberato, do SBT. Hoje, porém, sua liderança dominical está longe de ser ameaçada. Faustão é dono dos maiores rendimentos mensais da TV Globo que chegam a 4 milhões de reais.
domingo, 11 de maio de 2008
TELEVISÃO PORTÁTIL QUE CABE NO BOLSO CHEGA AO BRASIL
domingo, 4 de maio de 2008
Livro discute o modo de vida na era da tecnologia e cultura digital.
O livro discute o impacto de tecnologias como o telefone celular, a TV digital e a internet na sociedade, além das alterações que vêm causando, com o aumento vertiginoso da quantidade de informação e o surgimento de comunidades virtuais. Tudo de maneira elegante e indo a fundo aos temas, o que faz com que, apesar das mudanças de tecnologia, o livro seja sempre atual.
Como o nome indica a série “Folha Explica” ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.
Disponível em: http://www.folhaonline.com.br/ Acesso em 03/05/2008.
Comentário do Grupo
A cultura da atualidade está intimamente ligada à idéia de interatividade, pois atualmente o homem tem a necessidade de ter uma conexão com a informação e com imagens de diversos gêneros. Essa conexão crescente é devida, sobretudo, á enorme expansão das tecnologias digitais na ultima década.
E com o forte crescimento da oferta e consumo de produtos ditos de última geração, já não se pode mais falar do futuro que bate às nossas portas, mas simplesmente de alguns novos hábitos espalhados entre milhões de pessoas por todo o mundo.
A cultura digital está trazendo grandes expectativas como, por exemplo, na educação, muitos professores, estudantes de todo o planeta apostam na Internet, enxergando-a como fator tecnológico principal na evolução do ensino à distância e presencial.
Desta forma é interessante conhecer esse livro, pois ele mostra claramente o confronto das pessoas com a informação e também a mudança que ela faz com a sociedade.
sexta-feira, 28 de março de 2008
EQUIPE DE TELEVISÃO É ACUSADA DE LEVAR EPIDEMIA A TRIBO PERUANA
Audiência
A Cicada Films, no entanto, nega enfaticamente as acusações, alegando não ter visitado as áreas protegidas e dizendo que nas tribos onde a equipe esteve já havia pessoas com sinais de doenças respiratórias. "De qualquer maneira, nenhuma epidemia foi oficialmente anunciada", diz a declaração da produtora britânica. Para Stephen Corry, diretor da Survival, o sucesso de programas de televisão retratando a vida de povos indígenas de forma cuidadosa, como na série de documentários Tribe, da BBC, acabou gerando uma onda de produções televisivas de mau gosto sobre o tema. "Essa polêmica sublinha como os interesses e o bem-estar das populações tribais podem ser colocados em risco por reality shows em busca de audiência", afirmou Corry. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Disponível em: www.estadao.com.br 27/03/08
Comentário do Grupo:
A televisão do século XXI tem como uma de suas características a popularização dos Reality Shows, e a cada dia se explora essa idéia de "vida real" na tela de maneira cada vez mais humilhante e vulgar. O homem que muitas vezes aceita tal situação por um bom "punhado" de dinheiro passa a ser simplesmete um joguete na mão de emissoras que visam somente a audiência. Foi assim no primeiro programa deste tipo no Brasil intítulado NO LIMITE que tinha uma audiência espetacular a custa dos protagonistas de cenas inesquecíveis como comer olho de cabra cru.
Bem....um exemplo mais recente é o Big Brother Brasil que acabou essa semana, onde vimos um psiquiatra surta para o delírio dos telespectadores.
Essa "vida real" não é tão real assim!
quinta-feira, 20 de março de 2008
NOVELA PARA CELULAR
Na primeira temporada, a novela terá 21 capítulos, que estarão disponíveis para download todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Cada capítulo terá cerca de 900 KB.
sábado, 15 de março de 2008
A ERA DO DVD ESTA ACABANDO
domingo, 9 de março de 2008
LULA RECEBE PRIMEIRO CELULAR QUE ACEITA SINAL DIGITAL
A companhia não informou quanto foi investido no desenvolvimento do aparelho nem qual será seu preço nas lojas. O equipamento tem o display colorido e câmera de resolução de 2 megapixels, entre outras funcionalidades.
Lula deixa Campinas em instantes após participar de uma série de eventos que incluiu a inauguração da sede de Centro de Monitoramento por Satélite da Embrapa e o Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes.
terça-feira, 4 de março de 2008
COMPANIA DOS EUAS CRIA GUARDA-CHUVA QUE PREVÊ QUANDO VAI CHOVER
Uma companhia norte-americana desenvolveu um guarda-chuva que faz mais do que manter o usuário seco quando está chovendo: ele prevê quando vai chover. A Ambient Devices especializada em integrar informação da Internet em produtos do dia-a-dia, desenvolveu um guarda-chuva com um receptor de rádio incorporado no cabo que recebe dados de clima de 150 localidades dos Estados Unidos. As informações são transmitidas pelo site Accuweather.com e são transmitidas sem fio.Se a previsão for de chuva nas próximas 12 horas, o cabo do guarda-chuva se acende. Pulsos intermitentes significam que você pode esperar chuva leve e pulsos rápidos indicam tempestade a caminho."Você pode colocar esse guarda-chuva na porta de casa, em um porta guarda-chuvas e poderá saber se você vai precisar dele", disse o porta-voz da empresa, Mark Prince.A Ambient Devices, de Massachusetts, foi criada em 2001 para vender tecnologias lançadas pelo renomado laboratório de mídias do Massachusetts Institute of Technology (MIT).O guarda-chuva, que funciona com bateria e precisa ser ativado com uma chamada telefônica para uma central de atendimento de clientes, começará a ser vendido nesta semana nos EUA por cerca de 140 dólares.
Uma coisa que todos nós detestamos é tomar chuva , mas não se sabe se é pior tomar chuva , ou ficar segurando o gurda-chuva , além de não proteger o corpo todo , depois que você sai da chuva , fica com aquele trambolho pingando e molhando o chão pensando nisso foi criado este sensasional guarda - chuva que possui dispositivos na parte interna do cabo que deduz quando vai chover ou não. Equipamentos como esse seriam ideais aqui no Brasil em determinadas épocas do ano quando somos pegos de surpresa com aquela chuvinha inesperada de fim de tarde,e principalmente para a alegria das mulheres vaidosas que são escravas da chapinha, com isso podemos concluir que a cada dia a ciência e a tecnologia estão trabalhando em ritmo acelerado para o benefício e a evolução do homem