domingo, 12 de outubro de 2008

" COMO TODO MITO QUE SE RESPEITA TAMBÉM O MITO DO "CONSUMO" TEM O SEU DISCURSO E ANTIDISCURSO" (JEAN BROERDLAR)

A sociedade capitalista industrial se transformou em sociedade de consumo, onde seu maior discurso é o desenvolvimento da sociedade e o incremento da renda, que possibilita as pessoas, adquirirem cada vez mais, bens diversificados, tendo assim, acesso a uma maior quantidade e qualidade de produtos por uma maior parte da sociedade, produzindo desta forma uma maior igualdade social.
Mas em contrapartida o antidiscurso desta sociedade de consumo prega que essas mesmas pessoas se sujeitam frente as forças capitalitas e que, por tanto, seus critérios e bases culturais estão submetidos as criações postas ao alcance do consumidor. Os consumidores perdem características de indivíduo que passam a ser considerados uma massa de consumidores que se influenciam de técnicas de marketing, inclusive chegando a criação de "falsas necessidades".

Analisando esses dois pontos de vista, e os aplicando no "contexto Brasil" chegamos a conclusão que realmente no nosso país as pessoas de baixa renda têm a possibilidade de comprar um produto que anteriormente só a elite poderia ter. Afinal, cada dia que se passa cria-se facilidades de créditos ao consumidor. Mas que indiscutivelmente aos poucos a população vai esquecendo sua brasilidade e incorporando em seu modo de vida coisas que não os representa, como por exemplo, neste mês, veremos em várias cidades festas em comemoração ao Dia das Bruxas. Dia das Bruxas!? Mas espera aí, não é um tradição dos países anglo-saxónicos!
Portanto, são duas verdades que não sabemos onde vão nos levar!
Pesquisa: pt.wikipedia.org

Um comentário:

Vania M. B. de Faria disse...

Corrigindo
1.... que possibilita as pessoas adquirirem cada vez... (NÃO SE SEPARA O SUJEITO DO PREDICADO COM VÍRGULA)
2. Mas, em contrapartida, o antidiscurso...
3. ... frente ÀS forças capitalitas...submetidos ÀS criações...
4. ... consumidor, QUE PERDE características de indivíduo, que PASSA a ser CONSIDERADO uma massa de consumidores que se INFLUENCIA de técnicas de marketing, inclusive chegando À criação de "falsas necessidades".
OBS.: reparem o uso do pronome relativo QUE (acima. Ele serve para evitar repetição de um termo anteriormente expresso, como a palavra "consumidor")
5. ... chegamos À conclusão DE que realmente no nosso país as...
6. Afinal, A cada dia que passa CRIAM-SE facilidades de créditos ao consumidor.
7. ... coisas que não os REPRESENTAM,... (CONCORDÂNCIA)
8. ... países anglo-saxÔnicos?
9. ... não sabemos Aonde vão nos levar!